segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lançamento da série de Postais "Museu e Memória"

Em breve o Museu do Diamante lancará a série de Postais "Museu e Memória". Com imagens que retratam o trabalho de artífices da cidade de Diamantina com pinturas do séc. XVIII.
Os postais serão distribuidos gratuitamente no Museu do Diamante a partir do ano que vem.

 Detalhe da pintura do forro da Capela de N. S. do Carmo, Diamantina (c.1765)
Imagem: José Soares de Araújo (1723-1799) 
 Nascido em Braga (Portugal), o guarda mor José Soares de Araújo chega ao Arraial do Tejuco em 1765. A pintura desse artista possui características barrocas, onde notamos um jogo perspectivo de grande qualidade, seguindo a escola do italiano Andrea Pozzo (1642-1709). Além do domínio técnico para concepção de ilusão na pintura, são próprios de seu estilo o equilíbrio no uso da cor e a sobriedade dramática na representação de personagens.

Detalhe de pintura de oratório (c.1828) Acervo Museu do Diamante
Imagem: Caetano Luís de Miranda (c.1774-1837) 
Natural do arraial do Tijuco, o sargento mor Caetano Luís de Miranda foi um dos pintores mais significativos da região diamantífera no começo do século XIX. Suas obras podem ser vistas em diversas capelas de Diamantina e Serro, onde notamos uma suave passagem do partido Rococó (séc.XVIII) para Neoclássico (séc.XIX). Seu estilo é facilmente reconhecível pelo uso de uma técnica composicional refinada e clareza ilustrativa. 
 Detalhe da pintura "Rei Davi" (têmpera sobre tecido) - Acervo Museu do Diamante
Imagem: Estanislau Antônio de Miranda (c.1799-18??) 
Filho do pintor Caetano Luiz de Miranda, Estanislau Antônio de Miranda mantém em seus trabalhos características bastante próximas das de seu pai. Sua obra destaca-se pela utilização de uma técnica pictórica classicista, sendo seu estilo pessoal muito bem estrturado. Em comparação aos outros artistasque atuaram na mesma época, suas pinturas distinguem por enquadrar-se de forma mais coerente dentro do estilo Neoclássico.
 
  Detalhe da pintura em porta de oratório - Acervo Museu do Diamante. 
Imagem: Silvestre de Almeida Lopes (17??-18??)
Muito pouco se sabe da vida e obra do pintor Silvestre de Almeida Lopes, sendo os indícios iniciais de sua atuação datados entre as décadas de 80 e 90 do séc. XVIII. Através de obras atribuídas podemos notar um estilo pessoal rico em referências populares, mas que se utiliza de recursos sofisticados no uso da perspectiva ilusionista (influenciado provavelmente por José Soares de Araújo [1723-1799]). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário